quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cães detectam câncer de próstata






Os cães são capazes de detectar o câncer da próstata. A conclusão é de uma pesquisa que está sendo realizada no hospital Tenon, em Paris, pela equipe do urologista Olivier Cussenot.
Baseando-se em relatórios cientifícos publicados nos anos 90, mostrando que o olfato apurado do cachorro poderia ser utilizado na despistagem do câncer de pele, os médicos franceses decidiram implantar um programa parecido na França. Para isso, em 2007, o urologista pediu aos adestradores das forças armadas que treinassem um cão para esse trabalho.
Os militares escolheram um pastor belga chamado Aspirant, capaz de identificar as moléculas voláteis exaladas por células cancerígenas. A margem de segurança é de 90%, como explicou Olivier Cussenot em entrevista à RFI.





RFI
Idosa chutada em Igreja receberá 51 mil






Justiça do Rio de Janeiro negou um pedido feito pelaIgreja Universal do Reino de Deus em Rio das Ostras para diminuir a indenização de R$ 51 mil a ser paga a uma fiel de 71 anos à época que foi chutada durante um culto em 2004. Segundo nota do Tribunal de Justiça desta quarta-feira, o golpe, proferido por um auxiliar do pastor, lançou Edilma de Oliveira por 3 m. Ela sofreu uma fratura na perna com lesões irreversíveis.
Nos autos, consta que Edilma não recebeu socorro após o acidente. Ela foi submetida a duas cirurgias para colocação de parafusos de platina. Em consequência, a idosa passou a necessitar de consultas médicas periódicas e também de tratamento fisioterápico. Além disso, ficou impossibilitada de fazer suas tarefas domésticas e os doces que vendia para ajudar seu sustento.

Em apelação, a Igreja pediu a nulidade de parte da sentença de primeiro grau quanto à condenação dos danos emergentes, dos alimentos indenizativos e contra o período fixado aos alimentos, porque a autora não teria comprovado despesas com o evento e renda mensal. A ré também tentou convencer a Justiça de que o fato de a mulher ter idade avançada e alguns problemas de saúde seria motivo para diminuir a indenização. “Como se a dor moral do idoso valesse menos”, disse o desembargador relator da 15ª Câmara Cível, Celso Ferreira Filho.

Na decisão, o relator afirmou que a Igreja reconheceu que o caso ocorreu no interior de suas dependências, “lugar que por sabença comum, se destina a práticas espirituais que deixam muitas vezes os fiéis fora de si”. Segundo o desembargador, “não foi fruto do acaso nem fato imprevisível que a autora tenha entrado sã nas dependências da ré e de lá saído incapacitada em razão de lesões”.

Na decisão, o desembargador, ao manter a sentença de 1º grau, perguntou: “será que a ré não tem a percepção para dimensionar a dor sofrida por uma idosa que entrou íntegra em suas dependências apenas para orar e, ao sair, estava multilesionada, tendo que percorrer uma verdadeira “via crucis”, por corredores de hospitais e através da interminável estrada da terapia medicamentosa?




TERRA
filha mata pai a tiros enquanto dormia






VALENÇA – Reinaldo Ramos dos Santos, 34 anos, pai de uma adolescente de 14 anos e padrasto de uma garota de 15 anos foi morto com cinco tiros disparados pelas garotas na noite desta segunda, 23, no município de Valença.

Segundo informações da delegada titular de Valença, Cristina Portugal, a vítima abusava sexualmente das adolescentes, o que teria motivado o crime.

As meninas sabiam que Reinaldo tinha um revólver guardado embaixo da cama e esperaram ele dormir para executar o plano macabro. A filha deu dois tiros na cabeça do pai e a enteada efetuou mais dois disparos. Quando ouviram os tiros, a mãe das meninas e outras crianças, filhas dela, que estavam na casa entraram em pânico.





BAHIA