sexta-feira, 20 de maio de 2011


Cães da PM que morreram em serviço são cremados com honras em BH

Esta foi a primeira vez que a PM de Minas realizou uma cremação de cães.
Polícia quer criar uma galeria de heróis.

Heloísa MendonçaDo G1 MG
Dois cães policiais, que morreram durante uma operação policial em Ribeirão das Neves, na Grande BH, foram cremados na manhã desta sexta-feira (20). A cerimônia contou com a presença de dezenas de militares da 1ª Companhia de Missões Especiais, de Contagem. Da raça pastor alemão, os cães Lyon e Dox receberam honras militares por morrer em serviço. Eles foram baleados por criminosos durante uma fuga.
Cães mortos em serviço são cremados com honras militares em Minas. (Foto: Heloísa Mendonça)
Cães mortos em serviço são cremados com honras militares em Minas. (Foto: Heloísa Mendonça/G1 MG)

O subtenente Edmar Geraldo dos Santos explicou que eles precisam ser homenageados já que morreram no lugar dos policiais. "Todo o treinamento do cão é para preservar a vida do policial e do bandido. Os animais são treinados para atingir pontos não vitais. Eles apenas imobilizam um suspeito até que um policial possa efetuar a prisão", disse.
Esta foi a primeira vez que a PM de Minas realizou uma cremação de cachorros. Segundo a polícia, antes, os animais eram enterrados em um cemitério. De acordo com o subtenente Edmar, a idéia agora é criar uma galeria de heróis. "Todo cão que morrer no embate será cremado e as cinzas serão guardadas em um mesmo local", afirmou.
O veterinário Fernando Pinto Pinheiro, que cuidava dos animais, disse que Dox já estava se preparando para a "aposentadoria". "Os cães têm um período de oito anos de serviço policial, mas como o Dox estava com um problema articular, com uma displasia femoral, mesmo sem completar todo o serviço, ele seria retirado da atividade. Independentemente do que ele produz de benefício, o que importa é a saúde", disse.
As cinzas dos cachorros foram levadas para o canil onde eles moravam. Depois da cerimônia, os policias seguiram para a Companhia de Missões Especiais para uma solenidade em homenagem aos cães.
Caso
Os dois animais foram mortos nesta terça-feira (17) durante uma perseguição a quatro homens suspeitos de manter uma família refém em Sete Lagoas. Os criminosos fugiram e dois deles se esconderam em um lago em Ribeirão das Neves. Um dos suspeitos foi descoberto pelos cachorros. Logo em seguida, outro criminoso baleou os animais. Dois homens foram presos na operação policial, e outros dois continuam foragidos. De acordo com a PM, as investigações estão em curso.




Na Bahia, livro de biólogo estimula inclusão de insetos na dieta humana

Esta é a primeira bibliografia do gênero lançada no Brasil.
Eraldo Medeiros pesquisa os insetos comestíveis há mais de 15 anos.

Biólogo estimula inclusão de insetos na dieta humana (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Biólogo baiano estimula inclusão de insetos na dieta humana (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Larvas desidratadas de besouros, grilos temperados com sal e pimenta. Pode parecer estranho, mas são pratos bastante consumidos em alguns países do mundo. O biólogo Eraldo Medeiros, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), pesquisa os insetos comestíveis há mais de 15 anos. Toda esta experiência resultou no livro “Antropoentomofagia: insetos na alimentação humana”, o primeiro do gênero a ser lançado do Brasil.
“Tem textos de um congresso que foi em 2009 aqui na Universidade Estadual de Feira de Santana com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Nutricionistas, parasitologistas, biólogos, gastrônomos falam da importância de insetos na alimentação humana”, diz.
Professor Eraldo acredita que em um curto prazo de tempo estas iguarias estarão na mesa de muita gente. “A população pensa que inseto é algo a ser exterminado, que é daninho, que é contaminante, que pode causar mal, que é nojento, mas não é assim. É um recurso, ele existe, é abundante na natureza, e um dia espero que faça parte do cardápio do brasileiro”, diz.
No centro de Feira de Santana, muita gente torceu o nariz para os pratos exóticos. “Não vou, não”, esquiva-se um morador. “Está sequinho. Parece camarão”, estimula o professor.
Mas aos poucos, o biólogo conseguiu convencer as pessoas a provarem os insetos. “Legal, gostoso. Tem pra vender?”, aprova uma mulher.




Filme sobre Irmã Dulce começa a ser filmado em 2012, diz produtora

Religiosa será beatificada neste domingo (22), em Salvador.
Iafa Britz produziu 'Nosso lar', que teve bilheteria de 4 milhões de pes
soas




A cerimônia de beatificação de Irmã Dulce acontece neste domingo (22) em Salvador, às 17h no Parque das Exposições. E, a partir de 2012, ela também será nos cinemas: a produtora Iafa Britz (Magda Filmes), que no ano passado levou 4 milhões de pessoas para assistir "Nosso lar", planeja filmar a partir do ano que vem um filme inspirado no “anjo bom da Bahia”
Segundo Iafa, o projeto está no momento em "fase embrionária”. Ela e o distribuidor Bruno Wainer (“Chico Xavier”) ainda estão atrás de nomes para a direção e roteiro, além do elenco. “Queremos começar as filmagens em 2012. A única certeza é que será filmado em Salvador e será a história da vida dela inteira”, adianta.


Mulher vai processar creche onde filha de 2 anos sofreu várias mordidas

Criança foi submetida a exame de corpo de delito no IML.
Secretaria Municipal de Educação já abriu sindicância para apurar o caso. 


criança mordida (Foto: divulgação)

Uma criança de 2 anos foi mordida em uma creche municipal, na capital mato-grossense, na última segunda-feira (16), e a mãe registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dedica). A criança também foi submetida a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal. Os ferimentos foram causados na Creche Santa Inês, no bairro Poção.
A secretária Fátima Santana Moreira, de 38 anos, conta que está em estado de choque até agora. "Ligaram para mim na segunda-feira, dizendo que minha filha havia sido mordida na bochecha, mas que estava tudo bem com ela", explica. "Quando eu cheguei em casa, tirei as roupas dela e vi que os ferimentos não eram apenas no rosto, mas pelo corpo todo", conta a mãe,  ainda assustada.
De acordo com Fátima, os pés, os braços, as costas e as pernas de sua filha estavam com vários hematomas e mordidas. No total, ela contou 12 mordidas no corpo da menina. "Fiquei muito assustada e perguntei para minha filha quem havia feito isso ela contou que foram dois coleguinhas de sala", declarou.

A mãe também denuncia que a criança foi entregue por uma tia de sala, que declarou apenas que a direção da creche "estava muito constrangida com o ocorrido". Segundo ela, a direção da creche não sabia a quantidade e nem mesmo a gravidade das mordidas e não prestou assistência nenhuma.
Segundo a secretária, informações obtidas dentro da própria creche dão conta que as três professoras responsáveis pelas crianças estariam em uma reunião no momento em que a menina foi agredida. Pelo menos 20 crianças estariam em sala de aula. "Me contaram que as professoras saíram da sala às 11h30, deixaram as crianças dormindo, e só voltaram porque ouviram os gritos de minha filha chorando", relata.

Andréa JoverDo G1 MT

Festival do Jeans de Toritama 2011:            Veja promação de shows

Toritama, no Agreste de Pernambuco, se prepara para realizar mais uma edição do Festival do Jeans, evento que acontece há 10 anos no município e que atrai pessoas de todo o Brasil.
Este ano, o Festival será realizado no período de 19 a 22 de maio, no Parque das Feiras. Assim como todos os anos, o evento estará dividido em três segmentos principais: feira de negócios, desfile de moda e shows artísticos.
A cada dia do Festival do Jeans, três atrações musicais se apresentarão no palco principal.
» Confira a programação:
Quinta-feira, 19
Aviões do Forró
SóxoteA
Mano Walter
Sexta-feira, 20
Cavaleiros do Forró
Luiz Neto & Davi
Capim com Mel
Sábado, 21
Raça Negra
Forró Pegado
Gabriel Diniz
Domingo, 22
Leonardo
Forró dos Firmas
Forrozão Cowboys
(Portal Nordeste 10)

ovem de 226kg luta por cirurgia de redução, o mesmo é de São Domingos do Cariri e se encontra internado em CG