segunda-feira, 2 de maio de 2011


João Paulo II é beatificado diante de 1 milhão de fiéis

Cerimônia destacou dotes intelectuais, morais e espirituais do pontífice; João Paulo II morreu em 2005, aos 84 anos, após 27 anos de pontificado










Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, segundo a polícia romana, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II (1920-2005), neste domingo (1º).

A cerimônia teve início às 10 horas no horário local (5h de Brasília), pelo papa e outros 800 sacerdotes presentes. Com um cálice e mitra que foram usados nos últimos anos de pontificado de João Paulo II e com uma vestimenta que também pertenceu a seu antecessor, Bento XVI abriu a cerimônia com uma saudação em latim, que foi traduzida simultaneamente em espanhol, francês, português, francês, inglês, alemão e polonês pela Rádio Vaticano

Um cardeal leu um texto sobre a vida do pontífice, morto em 2005, após 27 anos de papado. Foram destacadas virtudes de João Paulo II, como seus dotes intelectuais, morais e espirituais.

Após a leitura, ocorreu o principal momento da cerimônia, em que foi descerrado um retrato de João Paulo II, a partir de então denominado beato. "Concedemos que o venerado servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato", proclamou Bento XVI.

A data escolhida para a veneração do papa foi 22 de outubro, dia da primeira missa do seu pontificado.

Muitos aplausos e gritos de "Santo subito" (Santo já), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos na praça, repleta de pessoas que exibiam bandeiras de muitos países, entre elas a polonesa e a brasileira.

A freira francesa irmã Marie Simon-Pierre Normand - cuja a cura do mal de Parkinson, a mesma doença degenerativa do papa, em junho de 2005, é tida como a primeira graça de João Paulo II- levou ao altar uma ampola contendo sangue do Papa, enquanto outra religiosa que o acompanhou durante o papado, levou algumas de suas relíquias.

O Papa polonês, nomeado Sumo Pontífice em 1978, faleceu em 2 de abril de 2005 aos 84 anos.

A beatificação é a etapa anterior à canonização e aconteceu em tempo recorde.

Desde as primeiras horas da madrugada milhares de fiéis, entre eles poloneses, espanhóis, italianos, franceses e latino-americanos, fizeram fila para entrar no local.


Rio Formoso sobe e deixa desabrigados na Mata Sul



Aulas na cidade foram suspensas e escola foi transformada em abrigo


Gabriela Lisboa


Gabriela Lisboa




Gabriela Lisboa

Gabriela Lisboa




Gabriela Lisboa


Gabriela Lisboa


 Gabriela Lisboa


Há quase dez anos o rio Formoso não subia dessa forma. Após as chuvas desta madrugada, os moradores da Mata Sul do Estado voltaram se preocupar. As imagens da tragédia ocorrida no ano passado ainda estão recentes na memória deles. E com a previsão de maré alta esta tarde, a situação deve ficar ainda mais crítica.

Muitas pessoas ficaram desabrigadas. O número exato ainda não foi possível de contabilizar, segundo informou a prefeitura da cidade de Rio Formoso. As aulas foram suspensas e uma escola foi transformada em abrigo.

A situação é crítica também no hospital e maternidade do município. A água chegou a invadir a recepção do local e por precaução muitos pacientes foram transferidos para o hospital de Sirinhaém.

O prefeito de Rio Formoso, Hely Farias, informou que o hospital da cidade vai permanecer fechado de forma preventiva. Ele disse que a água que invadiu a recepção já foi retirada e que o hospital teria condições de receber pacientes, mas como a maré vai estar alta às 15 horas, eles preferiram mantê-lo fechado.

BARREIROS
Na última sexta-feira, os moradores de Barreiros também foram vítimas das cheias. O nível do rio Carimã subiu mais de dois metros e deixou diversos bairros debaixo d'água. Segundo a Defesa Civil, o Rio Una encheu um pouco, mas não apresenta nenhum perigo. Cerca de 150 famílias ficaram desalojadas e  estão em casas de parentes. Algumas delas tinham acabado de recuperar os estragos do ano passado, quando enchentes arrasaram a região. 

A chuva trouxe o medo de uma nova enchente. No mês de junho do ano passado, a água devastou toda a região. Ao todo, 41 municípios foram atingidos pela cheia de quatro rios e 27 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas. Na ocasião, muitas casas em Barreiros foram cobertas pela água.


Da Redação do pe360graus.com

EUA anunciam a morte




do terrorista 





Osama bin Laden no





Paquistão



Líder da al-Qaeda foi morto em operação dos EUA próximo a Islamabad.
'Foi feita justiça', disse Obama ao anunciar a morte, comemorada no país.








Soldados paquistaneses no local em que Osama bin Laden foi morto neste domingo (1º) em Abbotabad, no Paquistão. (Foto: AP)Soldados paquistaneses na fortaleza em que Osama bin Laden foi morto neste domingo (1º) em Abbotabad, no Paquistão, segundo o governo dos EUA. O local estava isolado por um tapume vermelho (Foto: AP)















O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.
A operação, sigilosa, foi executada no domingo por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão.
Osama Bin Laden (Foto: AP)
Osama Bin Laden

Comemoração
Enquanto Obama fazia seu pronunciamento, dezenas de norte-americanos já cercaram a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Também houve comemoração no Marco Zero, local dos atentados em Nova York, e em outros pontos do país.
Em frente à Casa Branca, em Washington, multidão comemora o anúncio da morte de Osama bin Laden.  (Foto: AP)Em frente à Casa Branca, em Washington, multidão comemora o anúncio da morte de Osama bin Laden. (Foto: AP)
Antes do pronunciamento, a morte de Bin Laden já havia sido divulgada pela rede de TV CNN e confirmada por três fontes norteProcurado havia pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden era considerado o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas em Nova York, atingiram o Pentágono e deixaram cerca de 3.000 mortos.
Os ataques levaram à invasão do Iraque e do Afeganistão por tropas lideradas pelos EUA, no que ficou conhecido como "guerra ao terror".
O secretário-geral da Otan, Anders Rogh Rasmussen, disse nesta segunda que a atuação da Aliança Militar no Afeganistão prosseguirá, mesmo após a morte de Bin Laden.-americanas e também anunciada pela agência de notícias Reuters.