segunda-feira, 18 de abril de 2011


Aos 105 anos, morre Áurea Ferrer, matriarca da família e fundadora da Pitu

Ela morreu no Hospital Esperança, no Recife, onde estava internada há um mês, por problemas respiratórios; o enterro será nesta segunda, às 16h, no Cemitério de Vitória de Santo Antão

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
A matriarca da família Ferrer, dona Áurea Ferrer de Moraes, 105 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (18), no Hospital Esperança, no Recife, onde estava internada há um mês, por problemas respiratórios. Dona Áurea é uma das fundadoras da empresa de bebidas Engarrafamento Pitu LTDA, criada há 73 anos, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

A empresa foi criada por ela, o marido, Severino Ferrer, e por um amigo da família, Joel Cândido Carneiro, que já faleceram. O enterro de dona Áurea Ferrer acontece nesta segunda, às 16h, no Cemitério de Vitória de Santo Antão.

Raio atinge igreja batista em Afogados durante culto

Acidente foi na manhã do último domingo (17); ninguém ficou ferido

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução / TV Globo
Reprodução / TV Globo
Reprodução / TV Globo

Cerca de 200 fiéis que assistiam, na manhã do último domingo (17), ao culto na Igreja Batista dos Remédios, em Afogados, no Recife, passaram por um grande susto por volta das 11h, quando um raio atingiu o prédio.

De acordo com o pastor José Xavier da Câmara Filho(foto 4), chovia muito no momento, com vários relâmpagos e trovões. O acidente aconteceu no momento em que ele iria inicar a pregação. Todas as pessoas deixaram o prédio e ninguém ficou ferido.

Os danos causados pelo raio foram materiais: um buraco no teto e algumas instalações elétricas, que ficaram soltas. O pastor informou ainda que um pára-raio tinha sido instalado no prédio da igreja na última quinta-feira (14).




Justiça decide que não há vínculo empregatício entre pastor e igreja


A decisão foi da 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que não conheceu de recurso interposto por um pastor.

Um pastor da Igreja Metodista Wesleyana não pode ser considerado empregado da instituição. É o que decidiu a 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que não conheceu de recurso interposto pelo religioso. A sentença confirma entendimento anterior do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo.

Assim como a decisão regional, o ministro Emmanoel Pereira, relator o Recurso de Revista, entendeu que os serviços do homem não foram capazes de formar vínculo empregatício entre ele e a igreja. O TRT entendeu que os serviços religiosos "são de ordem espiritual, vocacional, não têm avaliação econômica e não são profissão de ofício".

No recurso levado ao TST, o pastor apontou contrariedade ao artigo 3º da Consolidação das Leis do Trabalho, segundo o qual considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

Fotos do atirador que fez 12 vítimas na escola de Realengo são divulgadas por Secretaria de Segurança Pública do RJ






Fotos de Wellington Menezes de Oliveira, autor do massacre que fez 12 vítimas na Escola Municipal de Tasso da Silveira em Realengo, Rio de Janeiro, são divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do estado. Sempre sozinho, as fotografias mostram o atirador empunhando armas, segurando uma espécie de carta e, em cinco delas, usando barba.
Padre suspeito de estar embriagado


Um padre que dirigia um carro no município de Ubarana, interior de São Paulo, bateu contra um caminhão neste fim de semana. Ele estaria embriagado quando perdeu o controle do veículo e causou o acidente. As informações são do Bom Dia SP.

Em 2006, o padre foi condenado por dirigir embriagado e por corrupção. Em 2009, teria atropelado duas pessoas em outro acidente de carro.


Saiba como é produzido o retrato-falado usado nas investigações da Polícia

Só no mês de abril, dois suspeitos foram presos com a ajuda deste instrumento

Reprodução / TV Globo
Reprodução / TV Globo
Reprodução / TV Globo
Durante o mês de abril, dois suspeitos de cometer crimes no Estado foram presos após a divulgação do seu retrato-falado: o estuprador que assustava mulheres na zona norte do Recife e também o homem suspeito de participar da morte de um radialista e apresentador de TV, em Vitória de Santo Antão. O instrumento que favoreceu a prisão dos acusados, o retrato falado, é feito por peritos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). 

Os peritos são policiais treinados para conseguir reproduzir em uma imagem as características físicas de algum suspeito a partir de informações de testemunhas que o conhecem ou o viram pelo menos uma vez. Tarefa tão importante quanto a realizada pelos policiais que investigam e prendem acusados de cometer crimes. Carneiro Leão (foto 4), gestor do Instituto Tavares Buril.

Antes todo o trabalho era feito a base do lápis e da interpretação do perito. Hoje, a imagem é tão perfeita que mais parece uma fotografia. Desde 2007, a polícia pernambucana usa um novo programa de computador para montar o retrato-falado de bandidos. 

O sistema foi desenvolvido pela polícia norte-americana e adaptado para o Brasil. Só no banco de dados do IITB são mais de mil rostos, olhos, bocas e narizes. O programa ainda permite que o perito inclua acessórios, como óculos e boinas, caso o suspeito use como disfarce para enganar os policiais. Foragidos da Justiça também podem ser identificados, já que é possível envelhecer o rosto em ate 15 anos, colocando rugas e marcas das de expressão.

De duas a quatro horas é o tempo necessário para se confeccionar um retrato falado. “O olhar é muito importante. Se não tiver características sobre os olhos, dificilmente se consegue produzir o retrato falado. Nariz e boca são secundários”, explicou um perito que preferiu não se identificar



“É uma ferramenta que os peritos fornecem a Polícia Judiciária, que ajuda no andamento das investigações e na prisão do acusado”, afirmou o delegado Jandir 

Da Redação do pe360graus.com